AGRONEGÓCIO

O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 1/3 do produto interno bruto do Brasil, empregando 38% da mão de obra e sendo responsável por 36% das nossas importações. É o setor mais importante da nossa economia. Com a globalização de mercados, o sucesso de uma empresa, principalmente no agronegócio, depende cada vez mais da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria prima, processadores e distribuidores.

O agronegócio é um conjunto de ações desenvolvidas dentro da área de agropecuária, com atividades de produção agrícola, armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Além dos produtores, participam também os agentes que afetam e coordenam o fluxo dos produtos, tais como o governo, os mercados, as entidades representativas de patrões e empregados, organizações financeiras, empresas de serviços e instituições de formação de mão-de-obra. Entretanto, são poucos os profissionais capacitados para atuar nesta diversificada área. O planejamento, a organização e a modernização das formas de produção e serviços, utilizando informações tecnologias e procedimentos organizados, facilitam a implantação de projetos de desenvolvimento, bem como na implantação de serviços ligados aos agronegócios locais e regionais.

Recentemente, também as indústrias de produtos agropecuários mostraram-se interessadas em profissionais qualificados, buscando o aprimoramento dos serviços, preocupados não apenas com a qualidade de seus produtos, mas também com a melhoria dos desempenhos ambientais e com o aumento de suas responsabilidades sociais. Esses fatos permitiram verificar uma demanda crescente por profissionais para atividades agroindustriais em instituições públicas e privadas, de diferentes setores econômicos.

É nesse contexto que a FAVALE, motivado não apenas pela importância do Agronegócio para a economia regional, mas sobretudo pela importância que os conhecimentos relativos a área de gestão empresarial tem para as atividades relacionadas a este setor, decidiu implantar o CST em Agronegócio. O curso superior de tecnologia em agronegócio da FAVALE está́ planejado para ser desenvolvido em dois períodos, com disposição semestral seriada. Assim, o curso está distribuído de 2a a 6a feira nos períodos matutino e vespertino e, aos sábados, quando necessário, nos mesmos períodos, com uma visão de formar profissionais para o mercado das pequenas, médias e grandes empresas voltadas ao planejamento, avaliação, controle e gerenciamento do agronegócio.

Airton Pereira da Silva Leão

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestrado em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School (FUCAPE). Doutorando em Administração e Ciências Contábeis pela Fucape Business School (FUCAPE). Também é graduado em Economia pela Faculdade de Imperatriz (FACIMP). Pós-graduando em Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Pós-graduando em Especialização em Currículo e Prática Docente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Vale do Aço – FAVALE. Coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Faculdade Vale do Aço – FAVALE. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas da Região de Açailândia-MA. Membro do Conselho Editorial na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes da Revista Acta Tecnológica FAVALE. Atuou no mercado em cargos de gestão e liderança em grandes empresas, principalmente em instituições financeiras como bancos e Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos (SCFI). No mercado financeiro atua como Assessor de Investimentos. Além disso, é Consultor Empresarial e Palestrante em Gestão Estratégica, Finanças Empresariais e Educação Financeira. Tem experiência na área de administração, economia, gestão estratégica, marketing de serviços, comportamento do consumidor, economia monetária, gestão pública, finanças corporativas, microcrédito, agricultura familiar e agronegócio.

Habilitação: Tecnólogo

Duração: 6 Semestres

Turno: Noturno e Matutino

Portaria: 131 DE 2 de maio de 2016

Vagas Anuais: 100 Noturno / 100 Matutino

Coordenador: Prof. Msc. Airton Pereira da Silva Leão

Fale conosco