ENGENHARIA CIVIL

Em tempos de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já faltam engenheiros para as obras de infraestrutura, mineração e na indústria do petróleo, sem contar o boom da construção civil residencial. O otimismo do mercado começou neste ano a se refletir em grandes vestibulares; aumentou a procura para os cursos nas universidades.

Diante do exposto, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da FAVALE reflete as expectativas educacionais da Instituição através do seu PPI e PDI, bem como a Resolução CNE/CES nº. 11 de 11/03/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia, e ainda a Resolução CNE/CES nº. 02, de 18/06/2007, que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

A FAVALE concebe o Curso de Graduação em Engenharia Civil fundamentada na leitura da realidade e das necessidades de serviços que daí emergem como um processo contínuo, autônomo e permanente, com uma sólida formação básica e uma formação profissional fundamentada na competência teórico-prática com o objetivo de preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, com condições de se inserir no mercado de trabalho de forma a compreendê-lo e transformá-lo com coerência às diretrizes e normas do Ministério da Educação.

O curso de Engenharia Civil da FAVALE está planejado para ser desenvolvido nos dois períodos (Matutino e Noturno), com disposição semestral seriada. Assim, o curso está distribuído de 2a a 6a feira nos períodos matutino e vespertino e, aos sábados, quando necessário, nos mesmos períodos.

O Curso de Engenharia Civil objetivará a formação de profissionais que, no escopo das organizações, demonstrem habilidades para, mediando os núcleos gerencial e operacional das empresas, ajam como um agente de mudanças; influenciando nos seus objetivos competitivos, bem como: projetando, desenvolvendo, implementando e melhorando sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, equipamentos e informações. Os profissionais de engenharia civil realizarão essas atividades com uma visão ética e equilibrada sobre os papéis social e de responsabilidade com o meio ambiente, suportada por uma sólida base conceitual, e adotando uma postura crítica e criativa que resulte em novos modelos e sistemas, atendendo às demandas, em constante evolução, das necessidades competitivas das organizações.

Randal Silva Gomes
.
É Professor Universitário. Possui graduação em Engenharia Civil (CEULP/ULBRA). Especialização em Docência no Ensino Superior (FACIBRA). Especialização em Estruturas e Fundações (IPOG). Especialização em Infraestrutura de Transportes e Rodovias (IPOG). Pós-graduando em Engenharia Ferroviária. Mestrando em Estrutras e Materiais (UFPA). Tem experiência na área de Estruturas de Concreto, Fundações, Terraplanagem e Ferrovia.

Habilitação: Bacharelado

Duração: 10 Semestres

Turno: Noturno e Matutino

Portaria: 130 de 2 de Maio de 2016

Vagas Anuais: 100 Noturno / 100 Matutino

Coordenador: Prof. Randal Silva Gomes

Fale conosco