O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 1/3 do produto interno bruto do Brasil, empregando 38% da mão de obra e sendo responsável por 36% das nossas importações. É o setor mais importante da nossa economia. Com a globalização de mercados, o sucesso de uma empresa, principalmente no agronegócio, depende cada vez mais da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria prima, processadores e distribuidores.

O agronegócio é um conjunto de ações desenvolvidas dentro da área de agropecuária, com atividades de produção agrícola, armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas. Além dos produtores, participam também os agentes que afetam e coordenam o fluxo dos produtos, tais como o governo, os mercados, as entidades representativas de patrões e empregados, organizações financeiras, empresas de serviços e instituições de formação de mão-de-obra. Entretanto, são poucos os profissionais capacitados para atuar nesta diversificada área. O planejamento, a organização e a modernização das formas de produção e serviços, utilizando informações tecnologias e procedimentos organizados, facilitam a implantação de projetos de desenvolvimento, bem como na implantação de serviços ligados aos agronegócios locais e regionais.

Recentemente, também as indústrias de produtos agropecuários mostraram-se interessadas em profissionais qualificados, buscando o aprimoramento dos serviços, preocupados não apenas com a qualidade de seus produtos, mas também com a melhoria dos desempenhos ambientais e com o aumento de suas responsabilidades sociais. Esses fatos permitiram verificar uma demanda crescente por profissionais para atividades agroindustriais em instituições públicas e privadas, de diferentes setores econômicos.

É nesse contexto que a FAVALE, motivado não apenas pela importância do Agronegócio para a economia regional, mas sobretudo pela importância que os conhecimentos relativos a área de gestão empresarial tem para as atividades relacionadas a este setor, decidiu implantar o CST em Agronegócio. O curso superior de tecnologia em agronegócio da FAVALE está́ planejado para ser desenvolvido em dois períodos, com disposição semestral seriada. Assim, o curso está distribuído de 2a a 6a feira nos períodos matutino e vespertino e, aos sábados, quando necessário, nos mesmos períodos, com uma visão de formar profissionais para o mercado das pequenas, médias e grandes empresas voltadas ao planejamento, avaliação, controle e gerenciamento do agronegócio.

Bruno Lucio Meneses Nascimento

Professor Universitário. Possui Graduação em Ciências (Universidade Estadual do Maranhão-UEMA), Especialização em Orientação Educacional (Faculdade de Wenceslau Braz- FACIBRA), Mestrado em Agronomia (Universidade Federal do Ceará-UFC) e Doutorado em Engenharia Civil (Universidade Federal do Ceará-UFC). Professor em Cursos de Graduação e Pós Graduação, atuando como professor titular na Faculdade Vale do Aço- Favale e Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA- Açailândia). Atua Também Como Professor Tutor de Cursos a Distância e Presencial, além de ser Revisor de Periódicos Científicos.

Autorização: PORTARIA Nº 130, DE 2 DE MAIO DE 2016 Reconhecimento: 201305323

Duração: 0 anos (0 periodos), C. Horária 0horas