Empresário Leva Filho pra Conhecer Favale

Prof. Msc. Thatyane Pereira de Sousa

Data da visita: 24/03/2018

Nº de alunos: 16

Aos 24 dias do mês de março realizou-se uma visita técnica à associação de apicultores do povoado Califórnia, Açailândia –MA. A visita fez parte da disciplina Associativismo e cooperativismo.

Objetivo Geral

Associar o conteúdo teórico à prática associativista realizada pelos apicultores no assentamento Califórnia.

Visitar a estrutura da associação

Entender como é realizada à exploração apícola

Proporcionar entendimento da gestão organizacional da associação de apicultores

Realizar palestras sobre associativismo e cooperativismo, políticas públicas e consórcio de culturas com a apicultura

Visita

Durante a visita os alunos puderam conhecer o funcionamento da associação de apicultores do assentamento Califórnia. Os alunos foram recepcionados pelo presidente da associação senhor Claudio e pelo fundador Osias, que explicaram o funcionamento da associação aos alunos. Atualmente a associação conta com 54 associados, de diferentes assentamentos vizinhos, entretanto apenas 14 estão participando ativamente da associação.

Os alunos conheceram como funciona a exploração apícola no assentamento desde o manejo e comercialização de mel na região. Conhecendo os aspectos positivos e negativos enfrentamos pelos produtores de mel. Foi apresentada ainda aos presentes o projeto para implantação da “casa do mel” no assentamento, a fim de beneficiar os produtores, que atuará como uma cooperativa no processamento e comercialização de mel dos produtores, agregando valor ao produto.

Ainda durante a visita, organizados em três grupos os alunos realizaram apresentação de palestras aos agricultores com os seguintes temas: (1) benefícios da organização cooperativista (2) Políticas públicas destinadas aos pequenos produtores (3) Consorcio de culturas: Girassol x Apicultura.

Após as apresentações e discussão sobre o assunto, os alunos puderam observar na prática como é realizada a extração do mel produzido.

Figura 1- Recebimento dos alunos pela Associação de Apicultores

Figura 2- Apresentação do tema: benefícios da organização cooperativista

Figura 3- Apresentação do tema: Políticas públicas destinadas aos pequenos produtores

Figura 4 – Apresentação do tema: Consorcio de culturas: Girassol x Apicultura

Figura 5: Alunos conhecendo como é realizada a extração do mel pelos apicultores

Figura 6: Alunos conhecendo como é realizada a extração do mel pelos apicultores

Os comentários estão encerrados.