FAVALE REALIZA EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PRIMEIRA COLAÇÃO DE GRAU FAVALE
19/02/2020

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FAVALE

Apresentar e divulgar projetos de educação ambiental realizados pelos estudantes dos Cursos de Administração e Agronegócio da Faculdade Vale do Aço-FAVALE. Esse foi o objetivo da 2ª Mostra de Projetos de Educação Ambiental da FAVALE, a qual foi realizada na última sexta-feira (29)/11 das 20:00 às 21:50. O evento faz parte das atividades de extensão da FAVALE, bem como requisito de obtenção de notas da Unidade Curricular de Educação e Gestão Ambiental, a qual é ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento.
Os projetos foram elaborados e executados em cinco cenários diferentes. Após a execução, os discentes montaram uma apresentação em banner e escreveram um resumo expandido com os principais resultados dos projetos. Os projetos e seus autores estão relacionados abaixo. Todos os trabalhos apresentados estiveram sob orientação do Prof. Dr. Bruno Meneses.

1) PROPOSTA DE REUTILIZAÇÃO DE CARTEIRAS PARA ESTRTUTURAÇÃO DE UMA ÁREA DE VIVÊNCIA NA ESCOLA NORMA SUELY MENDES
Discentes: Natalia Ferreira do Nascimento , Ângela Santos de Brito , Ana Rebeca Menezes Ferreira de Brito, Eliana Rodrigues Oliveira, Erica Ferreira de Lima, Rodrigo Oliveira Brito.
2) PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA LAGOA DO JOAQUIM NO MUNICIPIO DE AÇAILÂNDIA – MA
Discentes: Bruna Kethellen Lopes de Souza, Francisco Johnatan Lima Nascimento, José Miguel Silva de Andrade, Kaio Balbino de Araujo Rodrigues, Marcelo Ferreira Cruz
3) PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO CORRETA DE PNEUS INSERVÍVEIS NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA
Discentes: Kessia Araújo Rodriguês, Israel dos Santos Silva, Maria Rafaela Lima do Nascimento; Danilo Silva das Neves, Valeria Barbosa Moraes, Luís Henrique da Silva Nobre
4) PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS NA ROTINA DO FUNCIONAMENTO DE UM POSTO DE COMBUSTIVEL EM AÇAILÂNDIA MA
Discentes: Erika Cristina Diniz Silva Caldeira, Leandro da Silva Alencar,Thayla Silva Santos
5) PROPOSTA DE CONCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL VISANDO O GERENCIAMENTO ADEQUADO DE RESIDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO LARANJEIRAS DE AÇAILÂNDIA- MA
Discentes: Vanessa Silva da Silva, Lucas dos Reis Araujo, Lanna Pereira Lopes; Matheus Gomes dos Santos, Francisca Viviane Vasconcelos de Aguiar

Segundo o Orientador dos trabalhos “A inserção da sustentabilidade ambiental na educação superior é requerida pela responsabilidade social da FACULDADE FAVALE. Assim, a construção deste trabalho teve como objetivo promover processos de educação ambiental voltados para a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, nos mais diversos tipos de ambientes, de forma a desenvolver um pensamento crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade civil e acadêmica em contraposição às relações de dominação e exploração presentes na realidade atual”

Segundo a aluna do Cursos de Agronegócio, Natalia Ferreira, “A Educação ambiental apresentada e discutida na disciplina foi colocada em prática com a elaboração e execução dos projetos. E com isso, foi possível perceber que a consciência sistêmica de preservação ambiental não é isolacionista, mas, de uma totalidade crítica e reflexiva de todos os setores da comunidade, cujo debate deve ocorrer não somente no ambiente acadêmico, mas também fora dele”.