Direito

Os valores do curso de Direito são aqueles voltados à valorização humana, ética, respeito à diversidade cultural, social e religiosa, liberdade de expressão, democracia, solidariedade, justiça e cidadania.

Destaca-se também o comprometimento com a sustentabilidade, caráter pluralista, o respeito, cordialidade e a transparência.

O perfil do profissional de Direito da FAVALE está focado em promover um aprendizado inovador, oportunizando a prática da pesquisa e extensão visando à permanente formação de cidadãos críticos, criativos e éticos. Nesse mister o Curso de Direito da FAVALE, em estrita consonância com o art. 3º da Resolução CNE/CES Nº 5/2018, alterada em seu art. 5º pela Resolução CNE/CES Nº 2/2021, que assim dispõe: “ O curso de graduação em  Direito deverá  assegurar, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, além do domínio das formas consensuais de composição de conflitos, aliado a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendi agem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do  Direito, prestação da  justiça e ao desenvolvimento da cidadania, pois almeja a inserção de seus egressos na sociedade no mercado de trabalho munidos não só das habilidades e competências mínimas enumeradas nas diversas repartições do mencionado dispositivo da referida norma infra legal, mas também de outras que levam em conta as suas áreas de atuação”. Dessa forma, o curso de Direito da FAVALE almeja a inserção de seus egressos na sociedade no mercado de trabalho munidos não só das habilidades e competências mínimas enumeradas nas diversas repartições do mencionado dispositivo da referida norma infra legal, mas também de outras que levam em conta as suas áreas de atuação.

Com efeito, visando lograr pleno êxito no alcance da missão e dos objetivos geral e específicos apresentados, visamos a formação de profissionais dotados, além de eticidade e criatividade, também permeado de uma postura reflexiva e transformadora, que o faça atuar como verdadeiro empreendedor e dotado de capacidade para fazer face às demandas sociais atuais. As profundas transformações nos campos sociais, políticos e econômicos registradas a partir da metade da década de 80, ecoaram de modo retumbante nas regras, princípios, institutos e valores jurídicos que permeavam e passaram a permear esta seara da Ciência. Com efeito, o currículo do Curso, assim compreendido o somatório de experiências, desenvolvimento de habilidades e apreensão de saberes que o discente angaria na instituição de ensino, agregando modelos teóricos e práticos conforme a formação e influência dos profissionais que o orientam pelos caminhos do ensino, pesquisa e extensão, deve, obrigatoriamente, espelhar essa nova realidade.

Desse modo, é inato ao processo ensino-aprendizagem praticado no Curso de Direito da FAVALE, o repasse do conhecimento de que com o advento do neoconstitucionalismo, e a consequente centralidade dos direitos fundamentais e da Constituição, reflexos foram sentidos em todos os ramos que integram as Ciências Jurídicas. Com isto, independente da área de atuação a qual venha a escolher, a imprescindível necessidade de respeito, valorização, efetivação e concretização dos direitos fundamentais individuais, coletivos, sociais e políticos constitucionalmente consagrados, estarão enraizados na sua formação profissional, possibilitando, assim, que figurem como protagonistas da edificação de uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.

Adibson Almeida da Silva Júnior

Advogado. Graduado em Direito pela Faculdade de Imperatriz Wyden – FACIMP (2016). Especialista em Direito de Família e Direito das Sucessões pelo Faculdade Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de São Paulo – IBMEC (2022). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Legale (2023).

Habilitação: Bacharelado

Duração: 10 Semestres

Turno: Noturno

Portaria: nº 595 de 14 de abril de 2022

Vagas Anuais: 100 Noturno / 100 Matutino

Coordenador: Prof. Esp. Joel Dantas dos Santos

Fale conosco