FAVALE REALIZA 3º SEMANA ACADÊMICA
18/06/2019
IV Edição do Café com ADM e AGRO
26/08/2019

Discentes de Administração e Agronegócio participam de uma série de visitas Técnicas em São Luis-MA

Os Discentes dos cursos de Administração e Agronegócio da FAVALE fizeram viagem técnica para conhecer as instalações e infraestrutura de alguns empreendimentos existentes em São Luis-MA. O grupo composto por 24  alunos e 1 Professor seguiu rumo a São Luis No dia 17/06/2019.

Durante as visitas técnicas os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Alumar, O porto Do Itaqui e a Fábrica de Fertilizantes Tocantins.

A Alumar/Alcoa atua desde 1965 em toda a cadeia produtiva do metal, passando pela mineração da bauxita até a produção de pó de alumínio e químicos. In locu os alunos puderam entender como é o processo de fabricação da alumina e todo o funcionamento da parte administrativa da empresa.

Durante a visita no Porto do Itaqui, os discentes entenderam como ocorre o processo de movimentação de graneis sólidos e líquidos, onde as duas cadeias que concentram grande parte do volume de sólidos é a exportação de grãos – soja e milho – e a movimentação de líquidos se dá através de produtos petrolíferos – importação de diesel e gasolina. Com isso o aluno teve uma visão bastante otimista sobre a área da logística, além de ter conhecimento sobre sua atuação na área de operações portuárias.

Na fábrica de fertilizantes, Sob orientação do corpo técnico e gerencial da Empresa, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Fábrica, como são preparados os fertilizantes formulados que atendem parte das lavouras o Brasil  e também como são manipuladas algumas tecnologias importantes para o setor de adubação, a exemplo de aditivos adicionados aos grânulos de fertilizantes que aumentam a eficiência do nitrogênio no solo e nas plantas.

Segundo o professor  Dr. Bruno Lucio Meneses, a visita técnica também mostrou aos participantes que os conhecimentos adquiridos nas aulas estão de acordo com as práticas industriais. O referido professor ainda afirmou que encontra-se satisfeito com a participação dos alunos durante as visitas através de questionamentos e indagações importantes sobre o funcionamento de cada empresa.

“Para mim a as visitas foram de grande proveito, tivemos a oportunidade de conhecer na prática como se dá o processo produtivo de commodities como a Alumina (Na empresa Alumar),  de fertilizantes que é o caso da fertilizantes Tocantins e também conhecer o sistema de exportação e importação de produtos através do porto do Itaqui. As visita superaram as minhas expectativas, pois realmente foram de grande aprendizado e muito proveito, além de agregar muito conhecimento para mim assim como para a turma. Acredito que todos saíram de lá bastante motivados e cheios de conhecimento para compartilhar com os demais colegas” afirmou a Discente do Quinto período do Curso de Administração, Aléria Souza.

“A visita realizada foi muito gratificante para os acadêmicos, pois assim podemos conhecer de perto as três empresas como a Alumar, fertilizantes Tocantins e Porto de Itaqui. Tivemos a oportunidade de ver de perto cada segmento, contribuindo assim para o nosso curso e apredizado. Eu só tenho a agradecer ao Dr. Bruno Meneses por nos disponibilizar essa oportunidade de conhecer essas empresas e por acrescentar mais ainda no nosso curriculum acadêmico” relatou a discente do Quinto período do Curso de Agronegócio, Andreza Prates.