Encontro Acadêmico, Curso Medicina Veterinária

Uma das premissas para inserção do profissional em formação no mercado de trabalho e ampliação dos seus conhecimentos é a integração da academia com instituições sociais públicas e privadas. Em virtude desta afirmativa, a Faculdade Vale do Aço-FAVALE vem buscando interagir e formar parcerias. Neste dia 23 de maio de 2017, houve um encontro com a participação dos acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária, representantes municipais da região de divisa entre o estado do Maranhão/Pará e coordenação do núcleo de zoonoses do estado do Maranhão, representado pelo coordenador, Dr. Daniel Soares Saraiva. Este encontro se deu inicialmente por conta da ocorrência de mortalidade de animais suspeitos de terem sido acometidos pela raiva. Dr. Daniel trouxe à discussão, os fatores que contribuem para a ocorrência, índices epidemiológicos, principais causas, sintomas, medidas de prevenção, além de aspectos importantes para o controle da raiva. Esteve presente no encontro, o gestor da unidade regional de saúde do estado/Açailândia, Sr. José Lima Neto, que enfatizou a raiva como um problema de saúde pública, devendo ser essa temática tratado com ênfase.
Vale ressaltar que em herbívoros, os sintomas apresentados pelos animais infectados pelo vírus da raiva são tremores musculares, engasgo, paralisia dos membros posteriores, tristeza, salivação abundante, mudança de comportamento e andar cambaleante. A morte é inevitável e ocorre entre dois e 10 dias após o início dos sintomas.
Neste encontro foi exposto pelo Dr. Daniel Soares Saraiva – coordenador do núcleo de zoonoses do estado, a intenção de promover posteriormente, cursos de aperfeiçoamento nessa temática em parceria com a FAVALE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale conosco