Em tempos de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já faltam engenheiros para as obras de infraestrutura, mineração e na indústria do petróleo, sem contar o boom da construção civil residencial. O otimismo do mercado começou neste ano a se refletir em grandes vestibulares; aumentou a procura para os cursos nas universidades.

Diante do exposto, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da FAVALE reflete as expectativas educacionais da Instituição através do seu PPI e PDI, bem como a Resolução CNE/CES nº. 11 de 11/03/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia, e ainda a Resolução CNE/CES nº. 02, de 18/06/2007, que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

A FAVALE concebe o Curso de Graduação em Engenharia Civil fundamentada na leitura da realidade e das necessidades de serviços que daí emergem como um processo contínuo, autônomo e permanente, com uma sólida formação básica e uma formação profissional fundamentada na competência teórico-prática com o objetivo de preparar o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, com condições de se inserir no mercado de trabalho de forma a compreendê-lo e transformá-lo com coerência às diretrizes e normas do Ministério da Educação.

O curso de Engenharia Civil da FAVALE está planejado para ser desenvolvido nos dois períodos (Matutino e Noturno), com disposição semestral seriada. Assim, o curso está distribuído de 2a a 6a feira nos períodos matutino e vespertino e, aos sábados, quando necessário, nos mesmos períodos.

O Curso de Engenharia Civil objetivará a formação de profissionais que, no escopo das organizações, demonstrem habilidades para, mediando os núcleos gerencial e operacional das empresas, ajam como um agente de mudanças; influenciando nos seus objetivos competitivos, bem como: projetando, desenvolvendo, implementando e melhorando sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, equipamentos e informações. Os profissionais de engenharia civil realizarão essas atividades com uma visão ética e equilibrada sobre os papéis social e de responsabilidade com o meio ambiente, suportada por uma sólida base conceitual, e adotando uma postura crítica e criativa que resulte em novos modelos e sistemas, atendendo às demandas, em constante evolução, das necessidades competitivas das organizações.

Robert Guimarães Silva

O profissional possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão, Graduação em DIREITO pela Universidade Federal do Maranhão, Formação em Licenciatura plena pelo Instituto Federal do Maranhão (Ciências Exatas Matemática), Especialização em Gestão Ambiental nas Empresas pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em PROEJA, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia – MG. É professor do IFMA e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, Gestão Ambiental, Administração, Engenharia de Produção, Estatística, Construção Civil e Segurança do Trabalho como professor. 

Autorização: PORTARIA Nº 130, DE 2 DE MAIO DE 2016 Reconhecimento:  201305317

Duração: 0 anos (0 periodos), C. Horária 0horas

Turno: Noturno

Habilitação: Bacharelado

Numero de Vagas: 200 anuais

Coord. do curso: 

Contato: engenhariacivil@faculdadevaledoaco.com.br

Diretora Acadêmica:

Reconhecimento: Registro e-MEC Nº  201305317

Duração: 0 anos (0 periodos), C. Horária 0 horas

Habilitação: Bacharelado

Coord. do curso: 

Contato: engenhariacivil@faculdadevaledoaco.com.br

Diretora Acadêmica:

Rolar para cima
Fale conosco