Estudante e Professora de Medicina Veterinária da FAVALE Desenvolve Projeto sobre Diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina em Açailândia-MA

A leishmaniose visceral (LV) ou calazar é uma zoonose crônica sistêmica grave em caninos e felinos e fatal para humanos quando não tratada. A doença é de caráter endêmico e de notificação obrigatória, com distribuição mundial, afetando principalmente países da América Latina, incluindo o Brasil.

O projeto de pesquisa intitulado “Diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina no município de Açailândia-MA” visa realizar o diagnóstico da doença por meio de exames sorológicos e parasitológicos, identificando a prevalência da infecção em cães e contribuindo para a compreensão de seu impacto na saúde pública local.

O objetivo do projeto é não apenas identificar a presença da infecção por Leishmania sp. em cães da região, mas também contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde pública para a prevenção e controle da leishmaniose visceral. Além disso, busca-se sensibilizar a população local sobre a importância da prevenção e do tratamento da leishmaniose canina para a proteção da saúde humana.

O projeto já iniciou suas atividades práticas, com a realização de palestras em escolas locais e treinamento da discente responsável pela coleta e análise de amostras biológicas em cães. A coleta de dados epidemiológicos será essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, contribuindo para a proteção da saúde humana e animal.

A FAVALE reforça seu compromisso com a pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos que impactam positivamente a sociedade e contribuem para o avanço do conhecimento científico.

A estudante Ana Cristina Batista de Sousa, do curso de Medicina Veterinária da FAVALE, é a bolsista de iniciação científica do projeto, e orientada pela Profa. Dra. Fernanda Samara Barbosa Rocha. O projeto conta com o apoio de instituições parceiras, incluindo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e clínicas locais conveniadas com a FAVALE e outros discentes do curso.

O referido projeto conta também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq pela concessão da bolsa de iniciação científica e através disso reforçamos o papel da Faculdade Vale do Aço no incentivo à pesquisa em seu funcionamento através do Núcleo de Pesquisa e Extensão- NPE. 

Texto: Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento (Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAVALE).

Fonte: Profa. Dra. Fernanda Samara Barbosa Rocha e Ana Cristina Batista de Sousa (2025)

Rolar para cima
Atendimento 1