ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL REALIZAM VISITA TÉCNICA NA EMPRESA LLUCENA INFRAESTRUTURA
25/11/2019
FAVALE REALIZA EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
10/12/2019

FAVALE REALIZA 2º FÓRUM DE PESQUISA, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ARTE

A Faculdade Vale do Aço (FAVALE) realizou o segundo fórum de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Arte. A programação ocorreu na quinta e sexta-feira, dia 21 e 22/11/2019l, e abordou os mais diversos temas relacionados a ciência e tecnologia.
O Fórum da FAVALE (SIC) tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Iniciação Científica e demais pesquisadores da FAVALE e de outras IES, a oportunidade de expor e discutir seus trabalhos, como parte do projeto de pesquisa, através de comunicação oral ou banner, ao mesmo tempo, reunir bolsistas, orientadores, pesquisadores e órgãos financiadores envolvidos com as atividades de pesquisa, para um maior intercâmbio de informações e experiências.
Experts em Inovação e tecnologia, professores de grandes IES, grandes personalidades da área da inovação e empresários donos de cases de sucesso fizeram parte da programação de palestras do 2° fórum.
A 2ª edição do FÓRUM recebeu 40 trabalhos dentre as modalidades de apresentação oral, banner e oficina. Os trabalhos publicados foram selecionados após passarem por criterioso processo de avaliação realizado por mais de 20 professores pesquisadores.
A Iniciação Científica na FAVALE vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo crescente interesse, tanto do corpo discente quanto do corpo docente. Tal crescimento é, dentre outros fatores, consequência do programa de fornecimento de bolsas de iniciação à pesquisa com recursos próprios, além da implementação do Programa de Aluno Voluntário de Iniciação à Pesquisa.
Na noite do dia 22/11/2019 as 20:30 deu-se a solenidade de encerramento. Foi realizado sorteio de brindes para quem estivesse na platéia. Na oportunidade, os trabalhos bem avaliados durante a exposição, também foram agraciados com menção honrosa conforme resultado a seguir:

PREMIAÇÃO CATEGORIA RESUMO EXPANDIDO/ APRESENTAÇÃO BANNER- ENSINO SUPERIOR
Primeiro Lugar:
Avaliação da Sustentabilidade com Aplicação de Indicadores na Agricultura Familiar de Açailândia-MA Andreza Da Silva Prates; Rafaela De Souza Silva; Thatyane Pereira De Sousa;

Segundo Lugar:
Tumor Maligno de Bainha de Nervo Periférico Cervical em Cão: Relato de Caso Thaynara Cristina do Nascimento Oliveira; Ana Patrícia de Carvalho da Silva; Auricelio Alves de Macedo.
Terceiro Lugar:
A importância do psicólogo na escola Matheus Borges Domingues; Cleovanes Araujo Fernandes; Sara Mercedes Silva Ramalho; Vitor calyll de Sousa aguiar

PREMIAÇÃO CATEGORIA RESUMO EXPANDIDO/ APRESENTAÇÃO BANNER- ENSINO MÉDIO
Primeiro Lugar:
Clara dos Anjos e o feminismo: uma análise da figura feminina no Brasil República de Lima Barreto Maria Eduarda de Almeida Carvalho; Inscrito Amanda Santos Barros; Hemilly Dias
Segundo Lugar:
Música e resistência durante o período ditatorial no brasil: uma análise a partir da música “cálice” de chico buarque. Filipe Carvalho Silva; Samyra Araújo de; Samara Madeira Feitosa Oliveira.
Terceiro Lugar:
A CONSTRUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO MICROSCOPIO CASEIRO EM SALA DE AULA Rebeca Maciel da Silva; Manuella Thamires De Sá Oliveira; Evilly Gabrielly Duarte De Abreu

PREMIAÇÃO CATEGORIA RESUMO EXPANDIDO/ APRESENTAÇÃO ORAL- ENSINO SUPERIOR
Primeiro Lugar: Teor de umidade da madeira de sete espécies comercializadas no município de Açailândia – MA Waleff Alves de Sousa; Debora Ferreira Matos; Vinicius Pereira Santos Silva; Teone de jesus Lima;
Segundo Lugar: Propriedades físicas de madeiras comercializadas na cidade de Açailândia – MA João Miguel Santos Dias;
Walace Martins Moreira; Waleff Alves De Sousa
Terceiro Lugar: Levantamento de parasitos intestinais de cães e gatos domiciliados no município de açailândia Eduarda Moura Magalhães

PREMIAÇÃO CATEGORIA OFICINA- ENSINO SUPERIOR
Primeiro Lugar: Libras instrumental contexto de novas tecnologias
Autoria de: KARINE NAFAELI SOUSA LIMA e Mateus Batista de Souza

Para o Professor Doutor Bruno Meneses, Presidente do 2° Fórum da FAVALE, e Coordenador dos Cursos de Administração e Agronegócio, os resultados do evento foram positivos, contou com mais de 400 inscritos e cerca de 40 trabalhos submetidos.

A acadêmica egressa do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Rafaela Souza, ganhadora do primeiro lugar na categoria Resumo Expandido, Categoria Banner, afirma que a experiência de participar do 2° Fórum foi muito boa, e que nesta segunda edição aprendeu muito. “Foi muito gratificante apresentar os resultados da minha pesquisa durante o evento, além de participar de discussões e debates sobre ciência, tecnologia e inovação”.