Reunição com Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia
I Fórum da agricultura e Pecuária de Açailândia/MA
11/05/2017

Palestra Dia Mundial da Água

No dia 22 de março de 2017 os Discentes dos Curso de Tecnologia em Agronegócios, acompanhados do Coordenador do Curso, Prof. Dr. Bruno Lúcio Meneses Nascimento, do Diretor Geral Prof. Roberto Said e da Diretora Acadêmica, Professora Graça Damasceno, receberam o Pesquisador e então Prof. Dr. Jorge Diniz De Oliveira- Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASU, em uma palestra comemorativa do Dia Mundial da Água, dia esse que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, destinado a discussões sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Foi uma palestra Magna, mas repleta de questionamentos, dicas, sugestões e informações sobre a Importância da Qualidade da Água para o Agronegócio.
Ressalta-se que a maior parte da água usada na agricultura e na pecuária no Brasil provém da chuva, não cabendo aqui nenhuma inferência sobre um suposto desperdício indevido para essa atividade socioeconômica. Se houvesse tal desperdício, seria proveniente da prática da irrigação, necessária, aliás, para tornar produtivas imensas regiões do País que não contam com precipitação pluvial anual adequada. É o caso, por exemplo, do Nordeste, que necessita, por suas condições próprias, de agricultura irrigada. Se não fosse isso, teríamos de abandonar enormes regiões do País à miséria, ao desemprego e à baixa renda. Ademais, mesmo na irrigação por sulcos, a partir do desvio de córregos e rios para a lavoura, o excedente volta a fazer parte do ciclo hidrológico, alimentando o lençol freático. É uma forma de produção de alimentos, completamente diferente da água desperdiçada, isso sim, nos consumos urbano e industrial. A área da produção agrícola brasileira é constituída de 63.765 milhões de hectares, produzindo 921.118 milhões de toneladas de produtos agrícolas. Ora, desses milhões de hectares, só 4,5 milhões correspondem à área irrigada. Menos de 10% da área total!
A agropecuária brasileira é um setor de ponta. Setor moderno que, em muito, se antecipou a muitos de seus críticos. Dentre as tecnologias recomendadas para a adequação de propriedades a captação da água das chuvas, recarga de lençóis freáticos e revitalização de riachos e mananciais, destaca-se a construção de barragens ou mini açudes para a captação de enxurradas, que promovem a infiltração da água no solo e a intercepção de fluxos de erosão laminar. Dessa maneira, aumentam a umidade do solo e a elevação do lençol freático.

Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água em 1992, cujo objetivo principal foi criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

O Palestrante nos instigou sobre várias questões, sobre preservação da água, porque desperdiçamos tanta água? Dicas: relação de poço de água potável e fossa sanitária; Importância da preservação das matas ciliares; tratamento de esgoto e tratamento da água para Irrigação