A toxocaríase e a ancilostomíase são zoonoses que representam um desafio para a saúde pública, especialmente em regiões com alta presença de animais domésticos. Essas doenças podem causar graves problemas de saúde em humanos, incluindo a larva migrans visceral e cutânea.
O projeto de iniciação científica intitulado “Levantamento de Toxocara canis e Ancylostoma caninum em cães no município de Açailândia-MA” visa realizar um levantamento epidemiológico sobre a ocorrência desses parasitas em cães domésticos na região e vem sendo desenvolvido pelo aluno Jeferson Silva Rodrigues, sob a orientação da Profa. Dra. Arannadia Barbosa Silva do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Vale do Aço- FAVALE.
A pesquisa foi realizada por meio de exames coproparasitológicos de fezes coletadas de cães domiciliados no município de Açailândia-MA, em parceria com escolas públicas selecionadas. As amostras foram analisadas no laboratório de parasitologia da FAVALE, utilizando a técnica de flutuação e contagem de ovos por grama de fezes.
Os resultados preliminares indicaram a presença de ovos de Ancylostoma e Toxocara em algumas amostras, com uma delas apresentando alta carga parasitária de Toxocara. Esses resultados destacam a importância da realização de medidas preventivas e de controle para minimizar a contaminação e proteger a saúde humana e animal. O projeto visa não apenas identificar a ocorrência desses parasitas, mas também conscientizar a população sobre medidas de prevenção parasitária. Ao engajar os alunos das escolas e agentes de saúde, espera-se criar um ambiente mais seguro e melhorar a qualidade de vida humana e animal.
A FAVALE reforça seu compromisso com a pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos que impactam positivamente a sociedade e contribuem para o avanço do conhecimento científico. O referido projeto conta também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq pela concessão da bolsa de iniciação científica e através disso reforçamos o papel da Faculdade Vale do Aço no incentivo à pesquisa em seu funcionamento através do Núcleo de Pesquisa e Extensão- NPE.
Texto: Prof. Dr. Bruno Lucio Meneses Nascimento Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAVALE












Fonte: